sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sandra trouxe eventos agregadores dentro do ambiente associativo


"Tive oportunidade de compor a primeira diretoria da ADPEC com a Sandra Sá na presidência e posso dizer que sou testemunha ocular de sua dedicação, comprometimento e incansável busca de promover e trazer a união, o reconhecimento e a valorização dos associados. Por isso, voto em Sandra Sá e a sua nova equipe para mais dois anos de luta, pois sei que seu trabalho será comprometido com a categoria dos defensores".

Eduardo Antônio de Andrade Villaça - Defensor Público

Propor pauta de AGE da ANADEP para alterar a forma de escolha dos dirigentes da Associação Nacional

Com o objetivo de garantir a melhor escolha da representação nacional dos defensores públicos, a Chapa Compromisso e Independência vai pautar Assembleia Geral Extraordinária para que a eleição dos dirigentes da ANADEP seja realizada de forma direta. Cada associação estadual poderia realizar o pleito local e encaminhar o resultado à ANADEP. Esta também foi uma demanda apresentada pelos associados durante a campanha.

Sandra continuará a construir pontes para nossos sonhos se materializarem


"Voto na Chapa Compromisso e Independência porque a promessa é um pacto de esforço e dedicação na construção de pontes para a entrega do bem que se sonha obter... A obtenção do bem prometido é a certeza que o compromisso assumido de conduzir pela ponte foi realizado, não se sonha mais, já que agora ele é real. Acredito que Sandra é a pessoa que continuará a construir as pontes para nossos sonhos se materializem."

Eduardo Almendra Martins – Defensor Público

Força, determinação e disponibilidade em favor dos defensores públicos


"Nesta gestão, houve significativos e inegáveis avanços em prol da nossa categoria através da atuação da ADPEC. Na verdade, mais que apoiar, quero agradecer à Sandra por disponibilizar mais uma vez sua força, determinação e disponibilidade em favor dos defensores públicos, ativos e inativos. Tô contigo!" 

Petrus Henrique Gonçalves Freire – Defensor Público

Participação efetiva nas questões nacionais, junto a Anadep e ao Congresso Nacional

A atual diretoria da ADPEC tem participado ativamente das questões nacionais que envolvem a Defensoria Pública e a classe dos defensores. Com trânsito e articulação política, a gestão atual mantém contato constante com os parlamentares da bancada cearense no congresso nacional, garantindo o apoio destes às demandas nacionais da classe.

Colegas independentes e comprometidos com a causa defensorial


"Voto na Chapa Compromisso e Independência porque a gestão atual, com a Sandra, como presidente, mostrou trabalho e competência. São excelentes nomes na composição da chapa, todos independentes e comprometidos com a causa defensorial. O trabalho de sucesso já realizado credencia e faz da Sandra a melhor opção para o próximo biênio associativo, com a certeza de que virão muito mais conquistas para a categoria."

Susana Pompeu Saraiva – Defensora Pública

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Trabalho que merece ser reconhecido!


"Voto Sandra porque é uma pessoa determinada e focada, com uma enorme força de trabalho e empenho. O trabalho junto à Associação não é nada fácil e admiro bastante sua garra em querer continuar. Também tem o meu apoio porque está fazendo um ótimo trabalho que merece ser reconhecido!" 

Ana Carolina Neiva Gondim Ferreira Gomes – Defensora Pública

Propor alteração na resolução 91 para que os órgãos de atuação que respondam por mais de um juízo passem a responder de maneira paritária à magistratura

Atendendo à demanda dos associados, a Chapa Compromisso e Independência vai propor alteração na resolução 91, para que nos órgãos de atuação que respondam por mais de um juízo, passem a responder de maneira paritária à magistratura, ou seja, para cada juízo, um órgão defensorial.

Chapa Compromisso e Independência continuará gerando significativos avanços para a categoria



"Segundo Escopo, pensador grego, "a gratidão é a virtude das almas nobres" e com base nesse sentimento é que declaro meu apoio à candidatura da Chapa "Compromisso e Independência", liderada pela aguerrida Sandra Sá. A sua luta e o seu empenho no exercício da Presidência de nossa entidade classista resultaram em inquestionáveis avanços para toda categoria.

A atual composição ADPEC conseguiu mostrar uma grande habilidade em negociar junto ao Executivo e ao Legislativo, ainda que existissem vozes isoladas colocando em descrédito as palavras da Presidente, no entanto, ao final, prevaleceu a boa-fé!

Voto na Chapa Compromisso e Independência por estar convicto de que ela, juntamente com a valiosa contribuição dos demais associados, continuará gerando significativos avanços para a categoria, além de representar-nos com a devida competência e altivez nos diversos encargos associativos." 

Alisson Daher Barbosa – Defensor Público

Acredito e confio na força do trabalho da presidente Sandra


"Desde a fundação da ADPEC, em 1980, esta já contou com 14 presidentes. Eleita para o biênio 2013-2014, a Defensora Pública Sandra Sá soube, com zelo, diplomacia e competência, representar esta entidade de classe. As últimas conquistas dos defensores públicos perpassam pelo empenho e dedicação da atual presidente, que não mediu esforços para efetivá-las. Acredito e confio na força do trabalho da presidente, Sandra Sá, para dar continuidade com compromisso e independência à atividade de valorização e crescimento da categoria."

Andréa Pereira Rebouças – Defensora Pública

Atuação constante perante o CONSUP nos assuntos de interesse da categoria

No exercício de suas atribuições estatutárias e regimentais, a Diretoria da ADPEC tem atuado constantemente junto ao Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (CONSUP), a fim de assegurar os interesses da categoria. 

 Em 2014, a Diretoria apresentou ao CONSUP estudo sobre a necessidade do Egrégio Colegiado participar do processo de exercício das inciativas de lei da Defensoria, antes do envio dos projetos de lei à Assembleia Legislativa, tendo em vista o Conselho Superior ser o órgão deliberativo máximo da Defensoria Pública do Estado do Ceará, incumbindo-lhe as atividades normativas, consultivas e decisórias.

Sandra Sá: a mais preparada para encabeçar a luta pela isonomia


"A Chapa Compromisso e Independência tem o meu voto! Nesses quase dois anos que trabalhei ao lado da Sandra na ADPEC, pude presenciar o quanto ela é determinada, comprometida e guerreira, tanto que muitas foram as conquistas obtidas! Tenho certeza que ela é a pessoa mais preparada para encabeçar a luta pela nossa tão sonhada e tão próxima isonomia! Boa sorte a você, Sandra, e aos demais integrantes da chapa!"

Sâmia Costa Farias Maia – Defensora Pública

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Experiência e foco para bem traduzir os pleitos e necessidades dos defensores públicos


"Tivemos avanços estruturantes nos recentes dois anos, para os quais, indiscutivelmente, a ADPEC, sob o comando de Sandra Sá, teve um papel fundamental. Os próximos dois anos, principalmente após o redesenho político resultado das eleições de 2014, exigirão muita experiência e foco para bem traduzir os pleitos e necessidades dos defensores públicos a se refletirem na prestação de um serviço cada vez melhor e mais efetivo.

A Chapa Compromisso e Independência reúne na presidência a força, coragem, disciplina, articulação, experiência, consciência institucional e verdade da Sandra (conhecida e respeitada nas instâncias de poder a dialogar) e na diretoria, colegas valorosos, competentes e unidos na busca do fortalecimento constante dos defensores públicos. Formam uma equipe coesa e forte, como precisamos. Tem meu voto e meu apoio."

Amélia Soares da Rocha – Defensora Pública

Realizar sorteio de brindes especiais, no dia do almoço, para estimular mais aniversariantes a participarem

Dentro do espírito agregador da Associação, a Chapa Compromisso e Independência pretende realizar sorteio de brindes especiais, no dia do almoço comemorativo, para estimular que mais colegas aniversariantes participem desde momento de homenagem. Esta proposta foi sugerida pelos associados na campanha e prontamente incorporada ao nosso projeto de gestão.

Sandra Sá para consolidar o ciclo virtuoso de conquistas recentes



"O trabalho excepcional, competente e, acima de tudo, aguerrido desenvolvido por Sandra à frente da ADPEC a credencia a uma nova recondução na gestão de nossa Associação.

Reputo de fundamental importância, principalmente por sua ARTICULAÇÃO POLÍTICA NOS PODERES EXECUTIVO e LEGISLATIVO, a sua permanência na Presidência da ADPEC a fim de que se consolide cada vez mais esse ciclo virtuoso de conquistas recentes em, que estamos vivenciando em prol de nossa categoria. Por tudo isso, meu voto é de SANDRA SÁ".

Victor Emmanuel Esteves – Defensor Público

Acredito na capacidade de administração e liderança de Sandra


"Voto em Sandra Sá e sua equipe porque acredito na capacidade de administração e de liderança dessa guerreira, que tem defendido com grande garra e inteligência todas as prerrogativas da instituição, bem como sabido atuar politicamente junto aos nossos governantes na busca da efetivação de nossas garantias constitucionais."

Luciana Maria Oliveira do Amaral – Defensora Pública

Comemorações mensais dos aniversariantes com almoço



Desde o início de 2013, a Diretoria da ADPEC vem realizando almoços especiais, em comemoração aos aniversariantes de cada mês. O objetivo é estreitar os laços com os associados e promover o encontro entre os colegas que, muitas vezes, não têm tempo de conversar, devido a rotina corrida de trabalho. Os almoços comemorativos são realizados na última sexta-feira de cada mês.

Garra, determinação e competência para conseguir os objetivos da categoria



"Conheço a competência, a determinação e a forma incansável de Sandra buscar os seus objetivos, desde longas datas. Antes de ingressar na Defensoria Pública, tive a honra e o prazer de conhecê-la, no TJ (mais precisamente em uma Vara Criminal), onde trabalhamos juntos por um longo período.  Nesta época, já demonstrava seu espírito de liderança e sua garra para lutar pelas causas em que acreditava. No reencontro na Defensoria Pública, não foi diferente. À frente da ADPEC, mais uma vez demonstrou que garra, determinação e competência são os requisitos para se vencer os obstáculos e conseguir os objetivos da categoria. Por tais motivos, o meu voto é dela e não poderia ser diferente."

Marcus Fábio Negreiros Colares – Defensor Público

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Confio em Sandra Sá de olhos fechados!


"Uma associação forte, aguerrida e que valorize cada vez mais os Defensores Públicos e nossa instituição é o que precisamos para continuar avançando em nossas conquistas!! Com Sandra Sá na presidência, conseguimos vitórias importantíssimas para o nosso crescimento e valorização, tendo sido uma das principais a nossa autonomia!! Esse crescimento institucional não pode parar, por isso voto e apoio mais uma vez Sandra Sá e toda sua equipe para a presidência da ADPEC, pois sei que nela posso confiar de olhos fechados, sei que com ela meus interesses como Defensor Público estão em excelentes mãos!!"

Adriano Leitinho Campos – Defensor Público

Viabilizar outras formas de interação entre os associados, além de eventos festivos

Dando continuidade à política de integração da categoria, a Chapa Compromisso e Independência pretende realizar, em comemoração ao Dia do Defensor, um encontro anual dos associados, em um hotel. A proposta estará, no entanto, sujeita à aprovação no orçamento participativo da ADPEC.

Sandra doou-se completamente às lutas da classe


"Conheço a Sandra Sá antes mesmo do meu ingresso na Defensoria Pública, quando ainda era analista judiciário e ela desempenhava suas funções defensoriais na 8ª Vara Criminal. Desde aquela época, Sandra se mostrava uma pessoa aguerrida, que não media esforços no exercício do seu mister! Na presidência da ADPEC, não foi diferente. Doou-se completamente às lutas da classe, notadamente a tão sonhada autonomia. Claro que essa conquista é de todos nós, mas ela teve papel fundamental! Por tudo isso, como forma de agradecimento pelo que ela fez por nossa tão grandiosa Instituição, Sandra tem todo o meu apoio para a reeleição à presidenta da ADPEC."

Aldemar Monteiro da Silva Neto – Defensor Público

Sandra desempenhou uma gestão com transparência e seriedade


"À frente da ADPEC, Sandra mostrou sempre firmeza, coragem e competência na defesa dos interesses dos Defensores e na luta por uma Defensoria cada vez melhor. Acumulou experiência indispensável para continuarmos atingindo nossos pleitos, principalmente pelo conhecimento e ótima relação com o parlamento estadual e federal. Gestão desempenhada com transparência e seriedade. Sinto-me, portanto, muito bem representada por Sandra Sá e pelos valorosos colegas que fazem parte da sua chapa. Por isso voto para continuarmos avançando, voto Compromisso e Independência!!!"

Denise Sousa Castelo – Defensora Pública

Realização de eventos comemorativos para toda a carreira




A atual Diretoria da ADPEC fomenta constantemente a integração dos defensores públicos, ativos e aposentados, por meio de eventos comemorativos fixos, como o São João, o Natal e o Dia do Defensor Público.




As conquistas falam por si: Sandra Sá tem feito a diferença!



"A postura de Sandra Sá e as maravilhosas conquistas realizadas pela ADPEC, através de seu comando, em benefício da categoria ao longo do seu primeiro mandato, falam por si só! Não tenho dúvida do quanto Sandra tem feito a diferença!"

Adson Wariss Maia – Defensor Público

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Compromisso e Independência: Porque as conquistas precisam ser preservadas e aprofundadas


"Voto na Chapa Compromisso e Independência porque sei que Sandra Sá já fez muito em seu primeiro mandato e fará muito mais no segundo. Durante sua gestão, tivemos inúmeras conquistas que precisam ser preservadas e aprofundadas. Sandra Sá tem desenvoltura política e acesso a setores do governo e do parlamento que são essenciais para que avancemos nas conquistas.

Ademais, a composição da chapa reúne defensores aguerridos e comprometidos com nossas causas. Por isso, convicto de fazer a melhor escolha, no dia 05/12, voto 14 para continuar avançando."

Vicente Alfeu Teixeira Mendes – Defensor Público 

Ampliar a relação com os associados aposentados, promovendo eventos específicos




A combinação entre reconhecimento, troca de experiência e diversão vem garantindo à ADPEC um feedback positivo por parte dos defensores aposentados. Desta forma, a Chapa Compromisso e Independência quer ampliar a relação com os associados aposentados, promovendo, além do café da manhã e dos passeios, eventos específicos de seu interesse, como curso de dança de salão, mídias sociais, entre outros.

Chapa evidencia o alto nível da composição da futura Diretoria


"Gostaria de parabenizar todos que fizeram a ADPEC neste último mandato, especialmente à Sandra Sá, que soube driblar as dificuldades iniciais e conduziu a representação dos Defensores Públicos junto ao Governo do Estado, à Assembleia Legislativa e de forma ativa, junto ao Conselho Superior da DPGE. Sua liderança e trabalho repercutiram na vida dos associados, que passaram a tê-la como referência de líder aguerrida. 

A Carta de Apresentação demonstra a maturidade e consciência dos próximos desafios da ADPEC, o que, desde já, merece nosso apoio, além de demonstrar que o alto nível da composição da futura Diretoria, muito engrandecerá a ADPEC e a nós, Defensores Públicos. Parabéns aos colegas que assumiram este desafio. Contem conosco."

Sérgio Luiz Holanda Barbosa Soares Araújo – Defensor Público

O caminho certo para continuar trazendo grandes vitórias



"Voto na Chapa Compromisso e Independência por acreditar na capacidade de seus membros e por confiar na dedicação e competência da presidente Sandra Sá que, ao longo desses últimos dois anos, já demonstrou conhecer o caminho certo para continuar trazendo grandes vitórias à nossa categoria."

Ana Thallita de Siqueira Nóbrega – Defensora Pública

Interação com os defensores públicos aposentados, que voltaram a participar dos eventos e das atividades da ADPEC


O respeito por quem ajudou a construir a história da Defensoria Pública em nosso Estado fortalece a luta classista e respalda ainda mais as conquistas do que nos é de direito. Com esta visão, a atual Diretoria da ADPEC promoveu a reaproximação dos colegas aposentados, valorizando a experiência e, ao mesmo tempo, resgatando a própria memória da Associação.

Passeio para Pacatuba

Com encontros mensais, na sede da Associação, os colegas foram acolhidos, ouvidos e valorizados. O café da manhã com os aposentados, hoje realizado na segunda sexta-feira de cada mês, é um momento informal, de conversas regadas a boas lembranças e muita troca de experiências.

Passeio para Pacatuba

Outra estratégia bem sucedida foi a criação da coluna “Minha História, Nossa Luta”, uma série de crônicas publicadas semanalmente no site da Associação com o intuito de homenagear os defensores aposentados e contar, aos colegas que estão na ativa, histórias de um passado que permitiu, de alguma maneira, a consolidação da defensoria Pública e da carreira em nosso Estado.

Visita aos defensores públicos do Crato e Juazeiro do Norte



A candidata a presidente da ADPEC, Sandra Sá, e a coordenadora de campanha da Chapa Compromisso e Independência, Elizabeth Chagas, visitaram, nesta quinta-feira (20), os defensores públicos que atuam no Crato e Juazeiro do Norte, na região do Cariri. Os colegas foram receptivos e manifestaram apoio à chapa.





Sandra Sá já possui a experiência necessária para enfrentar os desafios, diz João Brito


"Voto na Chapa Compromisso e Independência por reconhecer em seus componentes a competência e compromisso necessários para bem gerir nossa Associação! Mormente a pessoa de sua candidata à presidente, que já possui a experiência necessária para enfrentar os desafios impostos para a implementação de nossa autonomia plena!"

João Brito da Costa Filho - Defensor Público

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Com Sandra, nos sentimos protagonistas de tudo o que se fez em favor da classe


"Conheço Sandra há muito tempo: trabalhadora, amiga e dedicada. Encontra-se na nossa casa desde estagiária e, desde 2003, como defensora. Sempre corajosa, lutadora e intransigente na defesa dos necessitados e dos direitos dos defensores.

Não tenho dúvidas de que sua gestão marcou o encontro dos aposentados em torno da ADPEC, pois tivemos durante seu mandato um acolhimento ímpar e nos sentimos protagonistas de tudo o que se fez em favor da Defensoria e dos defensores.

Pudemos participar ativamente, apresentando ideias para incrementar nosso trabalho e nossa luta em favor da classe, que na verdade é a luta em favor dos necessitados."


Dr. Francisco de Sales Teófilo Neto – Defensor Público Aposentado

Proposta: Pleitear junto à Administração a liberação de outro membro da Diretoria para participar de atividades da ADPEC

A fim de descentralizar as atividades e fazer cumprir o Estatuto da ADPEC, a Chapa Compromisso e Independência vai pleitear, junto à Administração, a liberação das atividades fins, mesmo que de forma eventual, de outro membro da Diretoria para participar de atividades da Associação quando sua presidente estiver impossibilitada.

Nova diretoria trará ainda maiores resultados para a valorização do defensor



"Voto na Chapa Compromisso e Independência porque conheço o trabalho e comprometimento de Sandra Sá e acredito no compromisso dos demais integrantes de sua Chapa. A nova Diretoria trará ainda maiores resultados para o fortalecimento da Defensoria Pública e valorização do defensor."


Benedita Maria Basto Damasceno – Defensora Pública

Atuação intensiva das diretorias parlamentar, do interior e jurídica e de prerrogativas

Todas as diretorias da atual gestão realizaram, com muito êxito, suas atividades estatutárias. Não obstante todos os esforços conjuntos de cada membro da ADPEC, as diretorias Jurídica e de Prerrogativas, a Parlamentar e do Interior tiveram suas atuações dificultadas em razão das atividades ordinárias de suas atuações fins.

Além da lida sobrecarregada em suas unidades de atuação defensoriais, os diretores ficaram, muitas vezes, impedidos de cumprir determinadas agendas em função da não liberação por parte da Administração.

Sandra: sinto-me representado na sua voz, no seu brado


"POR QUE VOTO EM SANDRA SÁ? Conheci Sandra em 1998. Ela, servidora do Tribunal de Justiça do Ceará; eu, estagiário. O reencontro, Defensoria Pública, 2008. O êxtase da posse, o abraço caloroso da amiga, grande dia, esplêndido momento. Mariana, Adriano. Muitas lutas. Estratégias, discernimento, paralisações. Constituição Federal? Justiça? Direitos? Mais uma eleição. Sandra na vanguarda. Muitas batalhas. Surpreendentes vitórias: autonomia, cargos, diferença de entrâncias. São inadmissíveis as cizânias gratuitas, ofensivas, estéreis. 

A falta de respeito, descendente da falta de preparo. Oscar Wilde afirmou que “só há, na realidade, duas espécies de criaturas fascinantes: as que sabem absolutamente tudo e as que não sabem absolutamente nada”. Todos possuem virtudes e vícios. Já temos muitos inimigos externos, típicos de uma sociedade do espetáculo, das classes, desdobramentos nefastos da antiga clivagem entre capital e trabalho, entre casa-grande e senzala. Não precisamos de galhofas. Acredito que são todos adultos. A ingenuidade de alguns, lamentável, não é comovente. Como disse Vandré, “somos todos iguais, braços dados ou não”. 

Sandra enfrentou os barões do poder. Incomodou-os. Foi ao Palácio, aos subúrbios, às praças públicas, às rádios. Exigiu direitos, cumpriu deveres. É uma mulher forte, decente, altiva; uma guerreira deste grande sertão, nosso Nordeste. Na voz de Sandra, no seu brado, sinto-me representado."

José Valente Neto - Defensor Público

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Compromisso e Independência para conquistar a isonomia



"Lembro-me bem do dia em que conheci Sandra Sá, nossa presidente da ADPEC. Eu acabara de chegar para assumir a 4ª Vara do Júri, e fomos apresentados pelo Carlos Alberto, supervisor criminal. Passamos, então, a trabalhar no mesmo setor, mais precisamente no velho “calabouço”. No convívio diário do trabalho, logo senti sua personalidade forte, espírito aguerrido, sua altivez, sem falar, é claro, na sua disposição para o trabalho e compromisso com a causa defensorial. Depois, ao lançar-se candidata única à presidência da nossa querida Associação, tive naquele momento somente a certeza de que, se eleita, teríamos na ADPEC uma guerreira fiel e incansável, justamente o tipo de pessoa que precisávamos naquela época de grandes dúvidas quanto ao nosso destino. Pois bem, após eleita, assumiu com orgulho e segurança seu nobre cargo na Associação, e logo os resultados começaram a surgir e se concretizaram. Todos os conhecemos, não? Imagino-a, hoje, como a grande comandante de uma caravela, que nos conduziu de mares revoltos, perigosos, a agora tão sonhada terra prometida, já à vista. Vá, Sandra, conquiste mais esse novo continente chamado isonomia, onde lá tomaremos leite e mel, descansaremos, para seguirmos juntos, ainda mais unidos, rumo a outras batalhas. Por isso, votarei e peço votos aos colegas para a Chapa Compromisso e Independência."


Lino Marques dos Santos Carvalho – Defensor Público

Vamos promover a execução da sentença de implantação do art. 37, da LC 06/97

A Chapa Compromisso e Independência vai reivindicar a implantação do art. 37, da Lei Complementar nº 06/97, cuja ação já se encontra em vias de transitar em julgando e deverá ser executada.

Sandra foi fundamental nas recentes conquistas da nossa categoria


"Declaro meu incondicional apoio à Sandra por conhecer seu trabalho como Defensora Pública e à frente da nossa ADPEC. Atuante e compromissada, foi fundamental nas recentes conquistas da nossa categoria. Além disso, conheço e tenho afinidade de pensamentos com ela e com os membros de sua chapa. Portanto, não há o que pensar. Meu voto é Sandra!"

Manfredo Rommel Cândido Maciel - Defensor Público

Lutamos pela implantação do art. 37 da LC 06/97 e pagamentos dos retroativos

A Diretoria da ADPEC ingressou com Mandado de Segurança (nº 44067-62.2010.8.06.000), a fim de assegurar a todos os Defensores Públicos do Ceará que preenchem os requisitos do art. 37 da Lei Complementar nº 06/97, ou seja atuam em comarca de entrância superior à sua titularidade, fazendo jus à remuneração.

A ação foi julgada procedente, por unanimidade, tendo a segurança sido concedida, com efeitos financeiros retroativos ao dia 9 de agosto de 2010.

Precisamos de pessoas comprometidas em lutar por nossos direitos


"Apoio e voto na Chapa Compromisso e Independência porque entendo que estamos em um momento importante de afirmação de nossa categoria e precisamos de pessoas comprometidas em lutar por nossos direitos e ajudar os nossos assistidos."

Carlos Augusto Medeiros de Andrade - Defensor Público

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A classe dos Defensores Públicos encontrou alguém que sabe lutar por seus interesses


"Voto na Chapa Compromisso e Independência porque o brilhante trabalho feito pela Sandra não pode ter descontinuidade. A articulação política da Sandra, em todos os sentidos, bem como a sensibilidade para ouvir e traduzir em ação nossos desejos a qualificam para ser reeleita. Ela conseguiu unir os aposentados e vejo o esforço dela em trazer o que é melhor para todos nós, indistintamente. A classe dos Defensores Públicos encontrou alguém que sabe lutar por seus interesses, além de agregar, com resultados que falam por si. Não desmereço ninguém, mas é por Sandra que quero me ver representada como Defensora Pública e aposentada."


Maria Áurea da Costa Graça – Defensora Pública Aposentada

Vamos reivindicar o preenchimento de todos os 437 cargos existentes de Defensor Público

Muito já se avançou, mas ainda temos um longo caminho para efetivar o acesso à Justiça, garantindo esse direito fundamental a todos os cidadãos do Estado do Ceará. Portanto, a Chapa Compromisso e Independência reivindicará o preenchimento de todos os 437 cargos existentes da carreira de Defensor Público. 

Atualmente, dos 184 municípios do Estado, 135 não contam com assistência da Defensoria Pública. Ou seja, 73% das cidades, principalmente no interior, não dispõem da presença de Defensor Público. Temos 149 cargos vagos na carreira. Ainda há evasão em decorrência da diferença do subsídio do Defensor Público em relação aos operadores integrantes dos demais Órgãos do Sistema de Justiça (Ministério Público e Poder Judiciário).

Sandra Sá: empenho e dedicação com nossa instituição



"Desde que ingressei na Defensoria Publica, pude acompanhar o empenho e a dedicação da Sandra com a nossa instituição. Sua garra em lutar pelos nossos direitos, sua indignação com as injustiças e sua vibração com cada conquista. Não tenho dúvidas de que à frente da ADPEC, em mais um mandato, ela trará ainda mais colaboração para o crescimento da Defensoria."

Fábio Palácio Rocha - Defensor Público

Acredito e confio na força do trabalho da presidente Sandra



"Desde a fundação da ADPEC, em 1980, esta já contou com 14 presidentes. Eleita para o biênio 2013-2014, a Defensora Pública Sandra Sá soube, com zelo, diplomacia e competência, representar esta entidade de classe.  As últimas conquistas dos defensores públicos perpassam pelo empenho e dedicação da atual presidente, que não mediu esforços para efetivá-las. Acredito e confio na força do trabalho da presidente, Sandra Sá, para dar continuidade com compromisso e independência à atividade de valorização e crescimento da categoria."


Andréa Pereira Rebouças – Defensora Pública

Sandra desempenhou uma gestão com transparência e seriedade



"À frente da ADPEC, Sandra mostrou sempre firmeza, coragem e competência na defesa dos interesses dos Defensores e na luta por uma Defensoria cada vez melhor. Acumulou experiência indispensável para continuarmos atingindo nossos pleitos, principalmente pelo conhecimento e ótima relação com o parlamento estadual e federal. Gestão desempenhada com transparência e seriedade. Sinto-me, portanto, muito bem representada por Sandra Sá e pelos valorosos colegas que fazem parte da sua chapa. Por isso voto para continuarmos avançando, voto Compromisso e Independência!!!"


Dra. Denise Sousa Castelo – Defensora Pública

Criamos as colunas 'Minha História, Nossa Luta' e 'Com a Palavra, o Defensor'

A atual Diretoria da ADPEC vem realizando uma série de entrevistas com os Defensores Públicos aposentados que, ao longo de sua carreira, contribuíram para a existência e fortalecimento da Associação, bem como da Defensoria Pública, além de promover um trabalho voltado para o acesso à justiça em nosso Estado. Os relatos são contados na coluna “Minha história. Nossa Luta”, que resgata a memória da categoria, sendo publicada no site às sextas-feiras.

Cada defensor e defensora, em seu núcleo defensorial, é responsável pela imagem da instituição perante à sociedade. Assim, com o objetivo de ressaltar o dia a dia de trabalho dos colegas, com o esforço individual empreendido para dar conta das demandas dos assistidos, suas expectativas em relação à carreira e suas conquistas profissionais, como projetos premiados, a atual gestão da Associação criou a coluna “Com a Palavra, o Defensor”, com entrevistas publicadas às quartas-feiras no site da ADPEC.

Compromisso e Independência para valorizar ainda mais a nossa carreira!


"Apoio a Chapa Compromisso e Independência porque acredito que a ADPEC muito trabalhou pelos Defensores Públicos e pelo fortalecimento da nossa instituição! E porque sabemos que a articulação política de sucesso deve continuar para valorizar ainda mais nossa carreira!"


Emerson Castelo Branco Mendes – Defensor Público

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Sandra Sá: garra e empenho na consecução dos objetivos classistas


"Durante esses quase dois anos de gestão da ADPEC, pude testemunhar toda a garra e empenho da Sandra Sá na consecução de nossos objetivos classistas. Se, por um lado, tivemos, enquanto entidade de classe, grandes avanços, por outro, tenho a certeza de que muitos desafios ainda temos a transpor, e nessa trajetória, não vejo nome melhor para conduzir a ADPEC nas batalhas que nos aguardam!! A Sandra tem meu voto e apoio incondicional."

Heitor Estrela Gadelha - Defensor Público

Proposta: Dar continuidade à realização do orçamento participativo

A Chapa Compromisso e Independência dará continuidade aos seminários de Orçamento Participativo, que serão realizados sempre no começo de cada ano, para otimizar a utilização dos recursos financeiros da ADPEC, proporcionando a participação direta dos associados nas decisões relativas ao uso do dinheiro de suas contribuições.

Sandra Sá merece continuar a árdua batalha, conquistando ainda mais vitórias!


"Declaro abertamente meu voto à recondução da nobre colega Sandra Sá, defensora pública, ao cargo de presidenta da ADPEC, assim como apoio todos os colegas que compreendem a Chapa Compromisso e Independência! 

Venho acompanhando a árdua batalha travada para a efetiva democratização da justiça, a luta pela melhoria da nossa classe e vendo de perto tantas vitórias já alcançadas. Sandra Sá muito fez em prol de todos os defensores e, por tudo isso, por ser ainda uma mulher guerreira, destemida, merece representar mais uma vez toda a nossa classe e continuar essa árdua batalha, conquistando ainda mais vitórias!"

Dra. Maria Ocileide Forte Ramos Saraiva - Defensora Pública Aposentada

Realizamos o Seminário de Orçamento Participativo no início do ano

A transparência e a responsabilidade no trato dos recursos financeiros da ADPEC têm sido marcas desta gestão. A atual Diretoria realizou, em fevereiro deste ano, o V Seminário do Orçamento Participativo.

Foi uma oportunidade de discutir com os associados as prioridades da gestão da Associação, ou seja, como distribuir os recursos de uma maneira que atendesse às expectativas da maioria dos defensores públicos. Na ocasião, foram estabelecidas as prioridades e, no decorrer do ano, a Diretoria reviu o planejamento, possibilitando o atendimento de novas demandas apontadas pelos próprios associados.

Dinamismo e ação conjunta em prol do engrandecimento da Defensoria


"Voto com Compromisso porque quero Independência. Sou independente, por isso, voto 14. Chapa formada por pessoas competentes e proativas em favor do avanço da nossa categoria. Dinamismo e ação conjunta são a força que os une. Vote comigo, vote conosco, vote em prol do engrandecimento da Defensoria Pública, vote 14."


Michele Alencar Ponte – Defensora Pública

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Proposta: Efetivar o projeto TV Adpec para divulgar a atuação dos Defensores Públicos

Dando continuidade à política de comunicação, que busca tornar conhecido o trabalho da categoria, a Chapa Compromisso e Independência vai implementar a TV ADPEC, cujo objetivo é a divulgação da atuação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará nas mídias sociais digitais, site e Youtube, por meio de vídeos curtos.

Sandra Sá realmente faz a diferença e traz resultados



"Voto na Chapa Compromisso e Independência porque a Sandra Sá, como presidente, se revelou uma excelente gestora. Votaria nela até se fosse para governadora do Estado ou Presidente da República, pois é de pessoas assim que precisamos para gerir a coisa pública. A Sandra tem uma visão ampla e traça caminhos exitosos, além de fazer tudo com muito zelo e cuidado. Tenho grande admiração porque ela realmente faz a diferença e se esforça de uma forma muito aguerrida para trazer os resultados que a Defensoria Pública precisa. Com os aposentados, é um amor, organiza os cafés da manhã mensalmente, faz passeio, tem a coluna que resgata nossa história, enfim, ela faz maravilhas e é esta pessoa que quero na presidência da ADPEC."


Rita Maria Gonçalves Sobreira – Defensora Pública Aposentada

Independência na ADPEC é fundamental para o sucesso dos pleitos da classe


"Oxigênio novo para as causas defensoriais, isso é o que representa a composição da Chapa Compromisso e Independência, capitaneada pela aguerrida e experiente Defensora Sandra Sá! Independência na ADPEC é fundamental para o sucesso de nossos pleitos, bem como a desenvoltura e bom trânsito político, o que Sandra já demonstrou fazer com maestria! Aliado a tudo isso, restou mais do que provado sua preocupação com a transparência na gestão, seu contato direto com os associados e com os movimentos sociais, bem como o incentivo à vida associativa, transformando a ADPEC não em uma mera gestora de interesses de seus membros, mas em um local de confraternização e congregação entre os pares! Para os poderes sociais da ADPEC, VOTO 14!"


Roberta Madeira Quaranta – Defensora Pública

Criamos cards de divulgação nas mídias sociais digitais

Ciente da importância da comunicação para garantir maior interação entre a categoria, bem como para divulgar o papel do defensor público à sociedade, a atual diretoria da ADPEC criou uma política de comunicação que inclui forte atuação nas mídias sociais digitais. A atualização da página no Facebook é constante, contando com pelo menos três publicações temáticas, os cards, por dia.

Cards no Facebook são utilizados para divulgar ações e novidades da Adpec.